A Secretaria de Estado de Educação divulgou a relação dos 10 mil alunos da rede estadual de ensino que mais se destacaram nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro (Saerj 2013). A avaliação, criada em 2008, visa aferir conhecimentos e habilidades dos alunos da rede em diversas disciplinas.
O Ciep 207 – Gilson Amado, em Japeri, tem o maior quantitativo de alunos premiados (135). Para a diretora da unidade, Tânia Cristina dos Santos, o resultado é fruto da dedicação dos profissionais, que diariamente trabalham por um ensino de qualidade na rede pública.
- Acreditamos muito na atual gestão. Essa premiação estimula os alunos a participarem das avaliações. Nossa escola está localizada em um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Nossos alunos merecem esse prêmio, pois são muito esforçados e dedicados – ressaltou a diretora.
Para Anna Paiva, de 19 anos, a conquista do resultado está ligada à dedicação dos professores e ao desejo de aprender dos alunos.
- Os professores se preocupam conosco e isso acaba nos motivando. Eu, por exemplo, tin
ha muita dificuldade em Matemática, mas participei das aulas de reforço. Melhorei bastante – destacou Anna, que está cursando Pedagogia na universidade.
Diego Oliveira, também de 19 anos, destacou alguns outros pontos importantes.
- A escola sempre nos ensinou a ter disciplina, ser responsável e ter compromisso com os estudos. Isso reflete em avaliações como o Saerj - acrescentou Diego.
Assim como os dois ex-alunos da unidade escolar, Janderson Soares, de 21 anos, também demonstrou alegria ao saber do sucesso conquistado pela instituição.
- De certa forma, pude contribuir para isso. Vejo que valeu todo o meu esforço em estudar, participar das aulas de reforço – contou Janderson.
Desde 2008, com a distribuição de computadores para os corpos docente e discente, a Seeduc vem premiando os melhores alunos, auxiliando o trabalho dos professores no acesso à informação e no desenvolvimento de pesquisas, e promovendo a inclusão digital. Hoje, são 132.547 contemplados com tablets (30.640 professores e 10 mil alunos) e computadores (50.750 professores e 41.157 alunos).
Para ajudar a comunidade escolar, há, desde o ano passado, no Conexão Professor, um espaço com conteúdo pedagógico, documento complementar ao Currículo Mínimo. Além de aperfeiçoar a sua utilização, o objetivo é oferecer sugestões de atividades, interdisciplinaridade, indicações bibliográficas, recursos digitais, entre outros.
Outros exemplos de sucesso
A segunda escola com o maior número de alunos premiados (106) é o CE Barão de Aiuruoca, em Barra Mansa. A coordenadora pedagógica da unidade, Ana Paula Chaves, destacou que o colégio realiza uma preparação com os estudantes para a avaliação do Saerj. Os professores usam o banco de dados do Conexão Professor, exercícios direcionados à prova e simulados envolvendo todas as disciplinas.
- Ficamos muito felizes, porque é o resultado de um trabalho bem feito. Nossa equipe de professores é muito envolvida e comprometida. Ano passado, fizemos uma ação com o intuito de estimular os alunos do Ensino Médio a terem uma visão de futuro. Esse tipo de trabalho cria no estudante a vontade de aprender e crescer – disse a coordenadora.
O C.E Almirante Barão de Tefé, em Santo Antônio de Pádua, ficou em terceiro lugar, com 97 alunos contemplados. Há dez anos à frente da direção da unidade, Maria Ortiz ressaltou que 95% dos alunos participam das avaliações. Para ela, o resultado se deve à dedicação dos estudantes nas atividades realizadas no contraturno, como reforço escolar e resolução de exercícios com base nas avaliações anteriores (Saerj e Saerjinho).
- Não há segredo. O que temos é o comprometimento de toda a equipe escolar, que trabalha em prol do mesmo objetivo: oferecer ao aluno uma educação de qualidade. Esse resultado foi uma alegria para todos da escola. Já divulgamos a lista dos 97 contemplados e fizemos um banner parabenizando os alunos – contou a diretora.