-->

sábado, 22 de junho de 2013

Apresentação de trabalho de Geografia - 901


A turma 901 apresentou vários trabalhos sobre população, economia e temas atuais sobre a Europa. Foram tratados os seguintes temas:

  • Xenofobia;
  • Racismo;
  • Rússia;
  • União Europeia;
  • Estados Independentes da Itália.
Os alunos foram muito bem e desenvolveram a linguagem, expressão, respeito e criatividade.
Além destes temas também tivemos um teatro sobre o controle da internet e papel da Google.
Veja abaixo o áudio criado. Em breve estaremos disponibilizando o vídeo.


Faça o download do Podcast.


Depois a turma assistiu o vídeo sugerido nas orientações do Currículo Mínimo e em grupo debateram sobre a Xenofobia, aposentadoria na França e transgênicos.




Acusada de xenófoba, propaganda da União Europeia é retirada do ar

Um anúncio de TV da União Europeia foi retirado do ar e se transformou em “viral” na internet depois de inúmeros protestos de internautas e veículos de mídia, que o acusam de xenofobia, racismo e de estereotipar países como o Brasil, Índia e China, parte dos BRICs, grupo formado ainda por Rússia e África do Sul.
Na propaganda, uma mulher branca vestida como a protagonista do filme “Kill Bill”, com um uniforme amarelo e azul (as cores da União Europeia), caminha num galpão quando é ameaçada por lutadores de kung fu, capoeira e de kalaripayattu, arte macial indiana.
A protagonista então se multiplica em várias, formando um círculo ao redor dos lutadores, que desistem da luta, se transformando no símbolo da UE. “The more we are, the stronger we are” (algo como “quanto mais nós somos, mais fortes seremos”), diz o slogan da campanha.
“Este anúncio não é apenas racista. É totalmente incoerente. O que uma mulher em amarelo e azul (as cores da UE) sendo ameaçada por estrangeiros, derrotando-os ao se multiplicar em um círculo ao redor deles supostamente quer dizer? Fiquem unidos pois assim manteremos os malditos imigrantes integrados? Não saiam por aí em estações de trem abandonadas? Graças a Deus podemos gastar com um traje de Kill Bill?”, questiona a revista norte-americana “Atlantic”.

Após um pedido de desculpas aos que possam ter se ofendido, a comissão da União Europeia deu a seguinte explicação sobre a peça publicitária, segundo a revista. “O vídeo mostra personagens típicos de gêneros de artes marciais: kung fu, capoeira e kalaripayattu; ele começa com uma demonstração da habilidade deles e termina com todos os personagens mostrando seu respeito mútuo, em uma posição de paz e harmonia. Apenas em abril, 4.802 brasileiros foram detidos em território americano da fronteira com o México – uma incrível média de 160 casos diários, segundo dados fornecidos pela Patrulha da Fronteira a pedido da Folha. O número é mais de dez vezes o registrado no mesmo período do ano passado: 443 casos (15 por dia).
Com mais de 120 mil visualizações até a tarde desta quinta (8), o vídeo também provocou comentários indignados entre internautas, de protesto ou apoio. “Parece ser mais um ataque político – direcionado aos BRICs, novas potências emergentes – do que racista. Em todo caso, é muito estúpido porque nós precisamos ter boas relações com China, Índia e Rússia –, diz um dos comentários.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/acusada-de-xenofoba-propaganda-da-uniao-europeia-e-retirada-do-ar.html.
O vídeo e a reportagem retratam um fenômeno que ocorre não só no continente europeu, mas também nos Estados Unidos, a xenofobia. Esses países têm desenvolvido mecanismos legais e também barreiras físicas para dificultar de forma mais efetiva a entrada de imigrantes.
A partir do material exposto, discuta em grupo as questões envolvidas nas migrações e na xenofobia na Europa, traçando relações com o crescimento negativo da população e seu envelhecimento. Em seguida, elabore um texto sobre essa discussão para ser debatido junto com os outros grupos.

Assista ao vídeo.



Leia a reportagem a seguir.
PARIS – A Assembleia Nacional da França cimentou nesta sexta-feira o fim da aposentadoria
aos 60 anos. Ao fechar o projeto de lei sobre a reforma da Previdência, os deputados aprovaram – depois de seis horas de discussões – a elevação da idade mínima para a aposentadoria, de 60 para 62 anos. Eles também aprovaram a elevação da idade para ter direito à aposentadoria integral de 65 para 67 anos até 2023.
Fonte: Jornal O Globo, outubro de 2010.

  1. A alteração da reforma previdenciária francesa reflete uma estratégia que o governo da França está utilizando para enfrentar a atual tendência do crescimento populacional europeu. Explique duas consequências sobre esse processo.
  2. Compare com a situação da aposentadoria do Brasil:

3. As formas de organização da produção agrícola na Europa e no mundo têm sofrido grandes modificações geradas pelo desenvolvimento tecnológico, trazendo grandes benefícios para muitos países e alguns problemas também. A partir da notícia a seguir, aponte ao menos dois benefícios e um malefício gerados pela inserção da tecnologia na produção agrícola do continente europeu.
Agricultores contra sementes transgênicas A biodiversidade, já em rápido declínio devido à mudança climática e à agricultura intensiva, também sofre a ameaça da modificação genética de sementes, disse o ecologista alemão Benedikt Haerlin. Esta é perigosa, “porque está no começo da cadeia agrícola e pode se propagar por toda ela”, afirmou Haerlin, ex-diretor de campanha da organização ambiental Greenpeace e ex-membro do Parlamento Europeu. Atualmente lidera a campanha global “Salvemos nossas sementes”, em cooperação com cerca de 30 entidades ambientalistas de toda a Europa. A campanha chama a atenção para os planos da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), de tolerar uma contaminação “acidental ou tecnicamente inevitável” das sementes convencionais com variedades transgênicas. Em setembro de 2004, a Comissão Europeia buscou a aprovação de uma diretriz que permitisse até 0,7% de organismos geneticamente modificados nas sementes de milho.
Por Julio Godoy, da IPS


Leia o texto a seguir.
Europa: crime de imigração, exceto para os qualificados
As portas da Europa seguirão abertas para os “qualificados”, mas os ilegais serão perseguidos como criminosos. Em 2012 serão implantados os vistos com informação biométrica e o registro eletrônico de entradas e saídas, instrumentos que comprovarão a estada ilegal e servirão para instruir os processos de detenção de pessoas por “crime de imigração”.
Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=3983
Com base no texto, responda:
a. Relacione a questão da imigração com o envelhecimento da população europeia.
b. A Europa entre os séculos XV e XIX foi um continente de emigração, porém hoje observamos o contrário, a imigração para alguns países é muito forte. Aponte um problema que o imigrante que chega nesse continente enfrenta com a população local procurando explicá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates