Este ano, nossa professora Giany Abreu, está participando com uma palestra sobre: "Criando apresentações com SOZI - uma extensão para Inkscape." ocorreu no dia 1 de fevereiro às 15h15min. no palco Inovação.
A CPBR é dividida em:
Área Open - com exposição, simuladores, competições, games, negócios...
Arena - com Palcos temáticos, Workshop, espaço Curador e bancadas com as diversas áreas:
- Palco Principal,
- Empreendedorismo,
- Entreterimento,
- Ciência e Inovação,
- Mídias Sociais,
- Designer,
- Games...
Ao entrar na Arena, o visitante encontra a Área Maker:
Uma das atrações da área são os CASEMode, computadores modificados.Vejam alguns desses computadores:
Alexandre - PR com Homem de Ferro.
Douglas Alves é de Campinas e faz por hobby.
Emerson Siqueira
Outros CaseMode..
O que é a Campus Party?
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores procedentes de toda a Espanha e de outras nações, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.
Pela Campus Party já passaram convidados de destaque como Neil Alden Armstrong, o primeiro homem que pisou na Lua em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Stephen Hawking, o grande físico britânico que, através de um vídeo, inaugurou a edição do evento no seu décimo aniversário.
Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.
Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.
É um público composto por líderes de comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter. que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.
Arena - Aqui milhares de participantes inscritos na Campus Party instalam seus computadores e tomam seus lugares para uma maratona de atividades ligadas às 10 áreas temáticas (Astronomia, Robótica, Criação, Desenvolvimento, Software Livre, Games, Simulação, Modding, Música e CampusBlog). Todos têm à disposição uma poderosa conexão de Trocentos Gigas. Este é o ponto de encontro para o intercâmbio de experiências, idéias e conhecimentos. Um centro privilegiado de inteligência com espaços especialmente equipados para conferências, oficinas, palestras e shows.
Lazer - Um local pensado para dar opções de relaxamento e diversão a todos os participantes da Campus Party. Quadras para prática de esportes, jogos de salão, cinema, vídeoclube, música, shows com DJs e VJs, paintball, livraria e lojas. Também na área de lazer as grandes marcas mundiais de tecnologia vão colocar à disposição do público suas últimas inovações em produtos voltados ao entretenimento digital.
Serviços - Neste setor os participantes e visitantes do evento desfrutam de uma completa infra-estrutura de serviços, com refeitório atendendo todas as refeições do dia, restaurantes, lanchonetes, banheiros, vestiários, lavanderia, supermercado e lojas. Para os previamente inscritos, há uma área reservada para a montagem de barracas com segurança 24 horas, onde poderão ser guardados objetos pessoais, roupas e equipamentos.
Expo - Setor onde os participantes, visitantes e convidados fazem contato direto com as novidades tecnológicas apresentadas pelos maiores fabricantes mundiais de produtos desenvolvidos para o mundo digital. Aqui os patrocinadores do evento instalam stands e apresentam ao público suas mais novas invenções, antecipando tendências de mercado e permitindo que cada participante conheça de perto e teste ao vivo o futuro da tecnologia e do entretenimento digital.
Inclusão Digital - Ambiente especialmente preparado para receber quem quiser dar os primeiros passos na internet. Em parceria com a prefeitura, milhares de professores e alunos da rede pública serão convidados a conhecer o mundo digital, visando despertar o interesse pela sociedade em rede. A área de inclusão digital pretende incentivar as classes menos favorecidas da população a aplicar a tecnologia em suas vidas pessoais e profissionais.
Após essa excelente explanação sobre o que é a Campus Party, vamos destacar alguns pontos interessantes de mais uma participação neste gigantesco evento de tecnologia:
Descrição: O Inkscape é um editor de Gráficos Vetoriais OpenSource com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X. Além disso ele usa os padrões do W3C Scalable Vector Graphics (SVG). Sozi é uma extensão para o Inkscape que pode reproduzir apresentações animadas. É organizado como um cartaz onde o conteúdo de sua apresentação pode ser exibido através de zoom e rotações que permitem focar os elementos na ordem em
que você deseja mostrar. Na palestra vamos mostrar com usar o Inkscape para gerar apresentações de slides com transições e animações, onde você vai conhecer mais uma forma de utilizar a ferramenta para construir suas apresentações usando “Vetores” onde não se perde a qualidade do material criado e ainda não ficará preso a um Sistema Operacional ou Software de Apresentação, pois o resultado final poderá ser visto, apresentado ou exibido em qualquer Browser (Navegado de Internet).
que você deseja mostrar. Na palestra vamos mostrar com usar o Inkscape para gerar apresentações de slides com transições e animações, onde você vai conhecer mais uma forma de utilizar a ferramenta para construir suas apresentações usando “Vetores” onde não se perde a qualidade do material criado e ainda não ficará preso a um Sistema Operacional ou Software de Apresentação, pois o resultado final poderá ser visto, apresentado ou exibido em qualquer Browser (Navegado de Internet).
Palestrantes: Giany Abreu e Sergio Graças
Palestra:
Descrição: Propomos o uso do hardware e software Arduino por ser uma linguagem simples, de fácil entendimento e alteração podendo ser testado facilmente, num processo permanente: montagem física, digitação/modificação do código, verificação, compilação, transferência do código para a placa Arduino e testagem. Aprende-se brincando, pela resolução de problemas concretos!
Os primeiros experimentos são montagens bem simples, como por exemplo, acendimento de LEDs que vão evoluindo em complexidade, incorporando novos sensores, engrenagens, motores, potenciômetros, interação via comandos, teclado, bluetooth e ampliando conceitos, utilizando algumas sucatas de equipamentos tais como Drives de CDRom, DVD, impressoras e etc… para construção dos Projetos de trabalho.
Uma Robótica Educacional Livre pode/deve reutilizar materiais que seriam descartados na natureza, ampliando o compromisso com o bem comum e sustentabilidade do planeta! Essas características, aliadas ao desenvolvimento prático de habilidades pessoais como: organização, raciocínio lógico, cooperativismo, senso de liderança e a criatividade na resolução de problemas, fazem dela uma aliada nos processos pedagógicos para todas as faixas etárias, inclusive para Educação Infantil.
Essa oficina é uma excelente chance para professores e alunos, darem seus primeiros passos no maravilhoso mundo da robótica, aguardamos vocês!!!!
Assista alguns momentos dessa palestra:
Os primeiros experimentos são montagens bem simples, como por exemplo, acendimento de LEDs que vão evoluindo em complexidade, incorporando novos sensores, engrenagens, motores, potenciômetros, interação via comandos, teclado, bluetooth e ampliando conceitos, utilizando algumas sucatas de equipamentos tais como Drives de CDRom, DVD, impressoras e etc… para construção dos Projetos de trabalho.
Uma Robótica Educacional Livre pode/deve reutilizar materiais que seriam descartados na natureza, ampliando o compromisso com o bem comum e sustentabilidade do planeta! Essas características, aliadas ao desenvolvimento prático de habilidades pessoais como: organização, raciocínio lógico, cooperativismo, senso de liderança e a criatividade na resolução de problemas, fazem dela uma aliada nos processos pedagógicos para todas as faixas etárias, inclusive para Educação Infantil.
Essa oficina é uma excelente chance para professores e alunos, darem seus primeiros passos no maravilhoso mundo da robótica, aguardamos vocês!!!!
Assista alguns momentos dessa palestra:
Palestrantes: Elaine Fialho, Giany Abreu, Janaína Mendes e Sergio Graças
Participação no Concurso Cultural
Neste ano, mais uma vez levamos um projeto de robô para a Campus Party Brasil, diferente dos anos anteriores, fizemos uma equipe de 3, (Elaine Fialho, Giany Abreu e Sergio Graças), como projeto deste ano, apresentamos o"CABEÇA - Animatrônico Reciclado" que foi desenvolvido por alunos da Escola Municipal Espírito Santo e que fazem parte da Robótica Educacional que acontece durante as aulas do Projeto Sábado na Escola, na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda.
A professora Elaine fialho foi a Implementadora responsável pelo projeto, na escola, durante o ano de 2016 e que teve como Coordenadora Pedagógica a Professora Giany Abreu e o Coordenador Técnico Sergio Graças.
Palestrantes: Elaine Fialho, Giany Abreu e Sergio Graças
Fizemos a inscrição na Plataforma ROBOLIVRE e comparecemos no dia e hora marcados (04/02 às 14h15), no Palco Ciências, para executar a apresentação do Projeto aos juízes, que por sua vez fizeram as devidas avaliações.
Assista ao vídeo da nossa apresentação:
Assista ao vídeo da nossa apresentação:
Para ter mais informações sobre o concurso, basta clicar aqui!!!
Estavam na disputa, concorrendo 6 projetos, contando com o nosso, se quiser conhecer um pouco de cada um, seguem os links abaixo:
Aguardamos o resultado que seria liberado, no mesmo dia a partir das 20h no Palco principal, durante a cerimônia de Encerramento do Evento.
Ficamos em 1º Lugar, infelizmente esse ano não houve entrega de troféu, somente um Kit Básico de Arduino e 3 camisas da Campus Party.
1º Lugar - CABEÇA - Animatrônico Reciclado
2º Lugar - Giroled
3º Lugar - SodaSound 2.0
Participação na Oficina:
Capacete, a Luva e o Reator Arc do Homem de Ferro
Descrição: Crie sua própria versão Mark e torne-se gênio, milionário, playboy e filantropo, unindo-se ao maior time de super campuseiros jamais criado!
Utilizando a técnica Papercraft como base, iremos auxiliá-los na montagem do capacete, luva e reator Arc da armadura do Homem de Ferro.
Primeira etapa: Workshop explicando o básico do papercraft e as técnicas utilizadas na montagem dos itens.
Segunda etapa: Mão na massa! Hora de cada um, ir para as suas bancadas e iniciar a montagem dos itens.
Durante todo o processo, iremos auxiliar e tirar dúvidas dos participantes.
Na noite de encerramento será feito um mini Flashmob com os participantes que concluírem a montagem dos itens.
Capacete: Montado nas cores vermelha e dourada.
Luva: Vermelha e dourada e com led na palma da mão.
Reator Arc: Feito em placas finas de mdf sobrepostas, com circuito de leds internos.
Palestrantes: Emerson Pedroso, João Paulo e Sergio Graças
Se quiser saber um pouco mais sobre essa oficina e ter acesso aos materiais que usamos e quem sabe montar o seu próprio arsenal, acesse aqui e pegue o material que pode ser baixado e replicado por quem desejar...
Se quiser saber sobre todos os eventos e palestras que aconteceram nesta edição, basta acessar a Agenda da CPBR10.
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