Neste bimestre estamos estudando o continente asiático, porém Oriente Médio está previsto para o 4° bimestre.
Dentro do currículo Mínimo, estudamos aspectos geográficos, subregiões, economia e principais conflitos atuais e as questões ambientais.
Localizar o continente asiático e observar seus limites geográficos; |
Analisar as dinâmicas naturais em sua relação com as dinâmicas socioeconômicas na Ásia de Monções; |
Localizar, caracterizar e diferenciar as regiões do continente asiático, distinguindo as unidades naturais (tendo como base os biomas terrestres) e destacando os blocos econômicos constituí- dos na região; |
Compreender a estrutura da produção agropecuária, industrial e cultural nas regiões da Ásia (China, Índia, Tigres Asiáticos e Japão); |
Identificar os impactos do modelo de produção social do espaço sobre o meio ambiente e os conflitos atuais. |
Para analisarmos a diversidade cultural do continente asiático estaremos realizando um trabalho sobre a diversidade religiosa, cultural e os atuais conflitos. Conhecer e compreender esta diversidade ajudará na reflexão de como a liberdade religiosa está presente em nossa sociedade e quais as possíveis soluções.Diante dos conflitos que estão invadindo os telejornais, os alunos têm questionado sobre o porquê desses conflitos.
Nossa proposta é dividir os alunos em grupo para que possam criar vídeos e/ou áudio sobre os temas propostos.
Trabalho em dupla, criação de vídeo, áudio e/ou apresentação dentro de uma situação problema:
1-Religiões:
- Islamismo;
- Budismo;
- Hinduísmo;
2- Conflitos
- Síria;
- Iraque;
- Caxemira - Índia e Paquistão;
- Tibet;
- Refugiados no Brasil.
3- Cultura e Desenvolvimento Tecnológico
- Japão;
- China;
Links como base do trabalho:
Refugiados no Brasil
- http://www.refugiadosnobrasil.com.br/
- http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/brasil-tem-hoje-52-mil-refugiados-de-79-nacionalidades-diferentes.html
Tivemos a produção de um telejornal, porém ainda não temos a permissão para publicarmos. Os alunos usaram o cromaqui para dar efeitos as reportagens sobre a Ásia: Japão, Muralha da China, Alemanha e ajuda ao conflitos na Síria. Os alunos: Breno, Felipi, Lucas Alves, Lucas Amaro e Matheus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!