Atividade feita em sala,
individual, que consiste na construção de uma caixa com tampa no
formato de um cubo, através de dobraduras (origami). As dobraduras
formam triângulos e quadriláteros, tema proposto no Currículo
Mínimo para o 3º bimestre.
2 - OBJETIVO
Construir figuras através das
dobraduras seguindo uma sequência de orientações, percebendo que
as figuras formadas a cada passo são triângulos e quadriláteros e
no final se encaixam formando uma caixa.
3 - CAMPO DE APLICAÇÃO
Para professores de Matemática
do 7º ano do Ensino Fundamental.
4 - PRINCIPAIS PASSOS
1. Arrumar a sala colocando as mesas e
cadeiras em círculo.
2. Orientar sobre como será feita a
atividade e a importância da atenção na construção da caixa.
3. Mostrar como a caixa ficará pronta
ao final da atividade.
4. Distribuir 8 folhas coloridas
(folha A4 dividida ao meio) para cada aluno da seguinte forma: 2
folhas amarelas e 2 folhas verdes para a parte de baixo da caixa e 2
folhas amarelas e 2 folhas verdes para a tampa da caixa.
5. Orientar passo a passo
(www.artesanatopassoapassoja.com.br/caixa-de-origami-com-tampa-passo-a-passo/)
as dobraduras, ajudando os alunos quando preciso.
6. Finalizar a atividade com cada
aluno separadamente.
5 – RECURSOS
NECESSÁRIOS
- Dispor as mesas e cadeiras em
círculo, facilitando a orientação e a visão dos alunos.
- Caixa pronta (para mostrar aos
alunos).
- Folhas A4 divididas ao meio com a
quantidade suficiente para todos os alunos (8 folhas para cada um).
6 - CUIDADOS ESPECIAIS
No círculo feito com as mesas, fazer
com que todos os alunos tenham uma boa visão da atividade orientada
pelo professor; ter a quantidade de folhas suficientes que serão
usadas pelos alunos; passar pelas mesas observando se todos os alunos
estão no "mesmo passo" para só então continuar a
atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!