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domingo, 16 de março de 2014

A África: Formação sócio espacial e a diversidade




 
Estamos iniciando os trabalhos de Geografia  de 2014. Você acompanhará no blog o que estamos realizando , além de dicas , sugestões de leitura, videos...

Na primeira  semana 3 a 7 de fevereiro: usamos as dinâmicas  Teia da Vida e Desatando nós!
Além disso discutimos sobre Conceito de Geografia e lugares e suas regras.

Foco do bimestre:
A África: Formação sócio espacial e a diversidade

Na segunda  semana 10 a 14 de fevereiro:
Estamos estudando sobre a Origem dos Continentes.
Conheça a origem dos nomes dos continentes!

Revisão
As diversas formas de regionalizar o espaço mundial
África Quadro Natural 





Na semana de 10 a 14 de março

Dividimos a turma em dupla para criarem um vídeo sobre temas específicos da África. No laboratório de Informática estaremos usando o programa Imagination.


Trabalho no laboratório de Informática – Temas:

  1. África quadro natural. Clima, vegetação,relevo, hidrografia;
  2. Potencial Turístico X Paisagens naturais;
  3. África e o Imperialismo Europeu: Colonização, partilha da África, apropriação formal, Descolonização africana;
  4. África e o Imperialismo Europeu:Os impactos do Neocolonialismo na África;
  5. África e o Imperialismo Europeu: O Aphartheid
  6. África: População, distribuição, densidade demográfica
  7. África:Regionalização com base no critério étnico ou cultural;
  8. África:Regionalização com base na economia;
  9. África início do século XXI: Aspectos políticos;
10. África início do século XXI: Aspectos sociais;
11. África início do século XXI: Aspectos econômicos;


Cada dupla terá que criar uma apresentação do impress e um vídeo no Imagination.
Dicas: No impress/Imagination utilizar:
  1. selecione imagens significativas – “valem mais que mil palavras”;
  2. frases curtas que sintetizam a informação;
  3. tamanho da fonte (maior possível);
  4. Fundo claro x letra escura ou fundo escuro x letra clara;
  5. na pasta de aulas existem várias imagens disponíveis;
  6. utilizem o livro didático como fonte de referência;
  7. copiem a pasta africa que está na pasta de aulas e cole em seu computador;
  8. dentro da pasta africa que esta no seu computador, crie sua pasta com seu turma_nome;
  9. Aplicativos – escritório – LibreOfice Impress;
  10. salve agora seu arquivo como: titulo_nomes_turma_data;
  11. vá salvando sempre seu trabalho;


  • slide 1 – Título;
  • slide 2 – Imagem que representa o título;
  • slide 3 – Mapa ou charge sobre o título;
  • slide 4 – subtítulo + texto ou imagem;
  • slide 5.....;
  • último slide:
    • Créditos:
    • Nome Completo
    • Turma
    • Disciplina: Geografia
    • Profª.: Giany Abreu
    • Março/2014






Na semana de 17 a 21 de março


Revisão dos temas dos trabalhos para a avaliação bimestral.



Síntese do livro Melhem Adas - 9º Ano
    África e o Imperialismo Europeu
  • Início da apropriação de territórios pelos europeus - Séc XV e XVI Grandes navegações – feitorias ou entrepostos comerciais e o comércio de escravos para a América duraram quase quatro séculos e que provavelmente excedeu 1 milhão de escravos;
  • Apropriação do território - Século XIX devido ao desenvolvimento do capitalismo industrial e necessidade de matéria-prima alguns países europeus transformam a maior parte do continente africano e as feitorias em colônias europeias.
  • Conferência de Berlim – 1884 e a partilha da África – Do capitalismo comercial para o industrial os interesses dos países europeus ampliaram. Para dar um caráter de legalidade nessa conferência ficou decidido que o direito de posse do país conquistado na África seria reconhecido e respeitado pelos demais países e cada território teria uma autoridade representando o país conquistador.. Estabeleceu princípios ou regras para evitar conflitos entre as potências colonialistas na partilha da África.
  • Apropriação formal – do controle indireto ou informal para o direto e formal. Os europeus tinham um poderio bélico bem maior devido a Revolução Industrial, porém essa apropriação foi marcada pela lutas dos povos -Neocolonialismo.
  • -
    • Toda infraestrutura criada na África visava interesses do colonizador Ex.: as ferrovias não visavan a integração do continente e sim a exportação de produtos;
    • Destruição do sistema produtivo artesanal (manufaturas) garantindo as exportações das metróploles. Ex: velas, fósforos, louças, óleo de cozinha...
    • Substituição da agricultura de subsistência, apropriação das melhores terras para os grandes PLANTATIONS – Monocultura visando a exportação: Ex.: algodão, café, cacau, amendoim... Quando os países tornaram-se independentes continuaram com esta política. (hoje desnutrição e fome);
    • Fonteiras artificias – não respeiteram os povos, línguas, tradições e cultura. Povos rivais ficaram confinados no mesmo território e povos amigos forma divididos. (hoje diversos conflitos étnicos);
    • Racismo – pregou a superioridade do branco, destacando “a missão civilizatória” que o colonizador tinha que realizar;Exemplo mais cruel e violento foi política do APARTHEID na África do Sul que durou até a eleição do 1º presidente negro Nelson Mandela. Exemplos da segregação (leis): proibição do casamento inter-racial, proibição de negros comprarem terras, proibição de greve entre os negros, divisão de serviços públicos específicos para negros e brancos, os negros não tinham direito ao voto, passaporte.....Essas leis forma abolidas entre 1984 a 1993. Nelson Mandela ficou preso de 1964 a 1990 e ganhou prêmio Nobel da Paz em 1993 por lutar pela igualdade de maneira pacífica;
    • Descolonização africana – após a 2ª Guerra apenas 4 países eram “independentes” (Libéria, Etiópia , Egito e União Sul Africana). A descolonização teve início com a independência de Gana em 1957, seu líder Kuame Nkrumah defendia lutou por uma África livre e socialista.c”é melhor ser livre pra governar bem ou mal a si próprio do que ser governado por outro.” Houve muitos conflitos para conseguirem a independências dos países.
    África: população regionalização e economia:
  • Segundo continente mais populoso – 14,7 da população mundial;
  • Berço da civilização – África Oriental – região dos grandes lagos - Quênia e Tanzânia;
  • A distribuição é irregular pelo continente devido ao relvo, clima e infraestrutura instaladas;
  • Vazios demográficos deserto do Saara e Kalahari 1 hab/km²;
  • Delta do rio Nilo e e baixo Níger com terras férteis chegam a 100hb/km²;
  • Fachada litonânea abrigam a maioria das capitais por contatos históricos com a Europa e Ásia apresentam densidade elevadas;
  • Pricipais aglomerações com mais de 5 milhões de habitantes: Cairo capital do Egito, Cartum capital do Sudão, Kinshasa capital do Congo, Lagos na Nigéria e Jonesburgo na África do Sul;
    A Regionalização com base étnico cultural
  • África do Norte predominância da população árabe, língua árabe e religião islâmica com subregião Magreb “poente” = Marrocos, Argélia e Tunísia;
  • África Subsaariana – situados ao sul do Saara população predominantemente negra e minoria branca descendentes dos colonizadores, multiplicidade de crenças e religiões – islamismo, cristianismo, judaísmo, crenças tradicionais africanas. A pobreza atinge grande parte da população. Embora 60% se dedique a agricultura existe subnutrição e fome.Existem plantations e a de subsistência terras menos férteis e falta de assistência técnica.
    Regionalização com base na economia
  • Países com desenvolvimento Industrial: África do Sul (têxtil, alimentícia, máquinas, equipamentos, metalurgia, siderurgia ,química, naval, automobilística, diamante, cromo,manganês, titânio e maior produtor de ouro)e Egito ( indústria têxtil, química, moveleira, alimentícia, cerâmica, vidro, de papel, siderugia de pequemno porte, e refinarias de petróleo, aprodução agrícola é insuficiente para abastecer a população necessitando de importação);
  • Países exportadores de produtos primários
    • Base agrícola – a agricultura de subsistência em pequenas propriedades, com baixa produtividade e a agricultura comercial - os grandes plantations destinados a abastecer o mercado externo (têxteis, alimentícias, de óleos vegetais, cigarros e etc). São produtos - cacau, algodão, tabaco, cana de açúcar, chá, amendoim, café.;
    • Base mineral – as jazidas minerais enriqueceram os países europeus (França, Bélgica, Inglaterra entre outros) e ainda hoje é processada e beneficiada no exterior, fato que impossibilita aos países africanos agregar valor às suas exportações de minérios e obter mais recursos. Dos produtos minerais o destaque é o petróleo – Egito, Líbia e Argélia , na África subsaariana no Congo, Gabão, Camarões e na Nigéria maior produtor africano e entre os 12 maiores produtores do mundo. Diferentemente o garimpo é praticado em condições dramáticas com mão de obra infantil submetidas muitas vezes a escravidão. Às vezes os prṕrios pais vendem os filhos a agenciadores de mão de obra infantil, com a crença de falsa promessa de que irão frequentar escolas.
    África início do século XXI
  • Após quase cinco séculos de exploração a África apresenta graves problemas políticos, sociais e econômicos.
    • Aspectos políticos – devido às fronteiras artificiais criadas pelo colonizador muitos conflitos se estabeleceram: rivalidades interéticas (Burundi e Ruanda, de Dafur no Sudão...), libertação de territórios (Eritreia e Etiópia), disputa pelo poder político (Angola, Costa do Marfim), religiosas (Sudão e Sudão do Sul), por recursos minerais... Além de causarem milhares de mortes, desorganizam a produção, aprofundam problemas econômicos, consomem recursos financeiros que poderiam ser aplicados no desenvolvimento nacional e agravam o quadro de pobreza em muitos países. Corrupção dos governos ditadoriais.
    • Aspectos sociais – Epidemias na África subsaariana (malária – 770 mil morts por ano, tuberculose, AIDS a cada 100 pessoas infectadas 67 estão no continente africano. Desnutrição e fome;
    • Aspectos econômicos - a África integra o comercio mundial como exportadores de produtos primários. 2% do comércio mundial, PIB africano 2009 1,454 trilhões e do Brasil 1,572 trilhões. IDE. Sistema de acesso à internet, telefonia móvel limitada inserção na globalização.


Na semana de 24 a 28 de março 
Semana de avaliações bimestrais.
Serão apresentados os trabalhos realizados pelos alunos. Criaremos um dvd no programa DEVEDE com menu  de toda a produção dos alunos!












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