-->

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

8 dicas para ser um estudante ativo.

8 dicas para ser um estudante ativo.

#1 Fazer perguntas torna o aprendizado mais claro.

formular-perguntasQuando você consegue achar a resposta para um problema super complicado que no final você até grita “Ah, agora entendi!” Depois que você encontra uma resposta, você nunca mais esquece a informação. Isso se deve principalmente ao fato de que perguntas obrigam o cérebro a trabalhar em dobro. Depois que você tem a resposta o cérebro não pode descartá-la, ele sabe que houve dificuldade para resolver e que precisa guardar essa informação.
Criar perguntas sobre suas leituras deixa seu aprendizado mais ativo e faz com que você compreenda e memorize melhor um assunto.
COLOQUE EM PRÁTICA
Sempre ao final de uma sessão de estudos, crie um questionário de perguntas. Seja criativo, crie perguntas abertas e também de múltipla escolha. Deixe esses exercícios prontos e no outro dia quando você for estudar, responda eles. Isso vai ser útil para você se envolver mais com os estudos e também para revisar o conteúdo do dia anterior.

#2 Pensar e refletir sobre o conteúdo.

Quando estou estudando, uma das coisas que mais gosto de fazer é dar pequenas pausas para pensar a respeito. Eu utilizo as pausas para refletir. Eu divago um pouco sobre o assunto que acabei de ler, penso sobre como o autor chegou àquela conclusão. Quando faço isso eu estou criando em meu cérebro imagens mentais, fazendo com que o conteúdo tenha cor e vida em minha mente, isso me ajuda na concentração e memorização.
Vou repetir isso para você se lembrar, utilizar várias áreas do cérebro durante uma sessão de estudos ajuda a memorizar mais.
COLOQUE EM PRÁTICA
Ao fazer a sua próxima leitura, pare para pensar a respeito do assunto a cada capítulo ou tópico. Por exemplo, se estiver estudando história, pare para refletir sobre a época, imagine como as pessoas viviam naquele momento, sinta a história que você está lendo. Quanto mais você envolver sua imaginação, mais você fixará o conteúdo.

#3 Adotar hábitos regulares de estudo.

Você já deve ter lido no artigo dos 7 hábitos para passar em provas e concursos sobre como é importante estudar com regularidade (se você ainda não leu, recomendo que leia).
Estudar todos os dias faz com que seu cérebro se acostume ao constante processamento de informação. Os sinais elétricos que percorrem seus neurônios passam a ocorrer de maneira mais rápida. É como praticar exercício, se você começar a correr todos os dias em pouco tempo estará em uma maratona, é obvio que depende do esforço de cada um.
Estudar pouco todos os dias, tem muito mais eficácia do que estudar todo o conteúdo na véspera, por isso estude com regularidade e jamais se mate de estudar na véspera de uma prova.
COLOQUE EM PRÁTICA
habitos-regulares-de-estudoEstude um pouco todos os dias. Uma ideia bem legal é montar um cronograma de estudos com sua rotina da semana. Existem muitos sites na internet que ensinam a criar um cronograma, mas logo vou escrever um texto ensinando como criar cronograma de estudos. Lembre-se de se cadastrar para receber meus e-mails, eu prometo não te encher o saco e você ainda será avisado de primeira mão assim que eu lançar o texto sobre o cronograma de estudos :) .

 #4 Integrando os Estudos a sua vida pessoal.

Um dos piores hábitos de estudo que observo na maioria das pessoas é que existe hora de estudar e hora de lazer, e na hora do lazer eu costumo escutar “cara, eu nem quero saber de próclise, mesóclise e ênclise agora, estou no meu momento de folga.” NÃO! Esse tipo de atitude só faz com que tudo aquilo que você estudou se perca. Você acabou de ler no inicio desse artigo que, quanto mais envolver seus estudos à sua vida, mais sua memória irá fixar a informação.
Todas as vezes que estiver aproveitando um momento de lazer, associe aos seus estudos, isso é ótimo, vai te ajudar a compreender melhor e a memorizar com mais facilidade.
COLOQUE EM PRÁTICA
Logo na adolescência eu passei a sofrer do surto de considerar tudo da escola inútil, eu pensava “nunca vou usar isso na minha vida.” Minhas notas passaram a despencar. Lógico, o que eu estava dizendo para mim mesmo era “Isso é inútil, então pode descartar da memória.” Percebi que se não mudasse de atitude reprovaria.
Foi então que desenvolvi uma tática de estudo chamada “O que isso tem a ver comigo?” Todas as vezes que estudava, eu pensava um pouco, como integrar isso a minha vida? Passei a usar o que aprendia na escola ao meu dia-dia. Quando estudava português, eu analisava coisas que eu lia na rua, outdoors, banners, televisão, teve uma época que aquilo chegava até ser divertido.
Na próxima vez que você estudar use a técnica do “O que isso tem a ver comigo?”, você vai aprender mais e ainda será divertido.

#5 Esteja concentrado nos seus estudos.

concentraca-nos-estudosEstudar sem concentração. Esse é um dos piores hábitos. Hoje em dia vivemos em um mundo de muita conectividade, barulho e informação. A concentração é muito difícil, a maioria das pessoas têm apenas 10% de concentração durante uma leitura, o que agrava com a falta de hábitos de leitura.
Quando você estuda sem concentração, ou fazendo várias atividades ao mesmo tempo, por exemplo, estudando e enviando mensagens a um amigo pelo what’s, prejudica seu processo de memorização.
Quando você estuda com concentração ativa áreas do cérebro como a imaginação e as áreas sensoriais. Isso facilita a criação de bancos de memórias. Os bancos de memória são como várias copias de um arquivo em diferentes pastas do seu computador para evitar perdê-lo futuramente.
Lembre-se do envolvimento com os estudos, um estudante ativo é aquele que se engaja de todas as maneiras com o conteúdo. Ele é o protagonista e não o espectador.
COLOQUE EM PRÁTICA
Existem muitas técnicas para desenvolver a concentração. Também estou preparando um texto sobre isso em breve e colocarei o link aqui. Antes que esse texto fique pronto você pode começar com o básico que é, acabar com as distrações. Durante sua sessão de estudos, saia da frente do computador, desligue seu celular e fique em um local onde você terá poucas chances de ser perturbado, faça isso e perceberá como sua concentração vai aumentar.

#6 Crie suas próprias estratégias de estudo

Aqui está uma das dicas que mais gosto de usar. Quando você cria suas próprias técnicas de estudo você aprende em dobro. Isso acontece porque você utiliza sua criatividade, capacidade de criação que está associada ao hemisfério direito do seu cérebro, a parte da imaginação.
Quando você usa a imaginação em seus estudos, você memoriza com mais facilidade, já mencionei isso diversas vezes aqui.
COLOQUE EM PRÁTICA
Na internet existem muitas ferramentas que você pode usar para estimular sua imaginação, aqui vão duas que eu sempre uso e podem te ajudar:
Se você tem facilidade com desenho, pode fazer seus infográficos ou quadros de citações a mão mesmo.
Eu gosto muito de gravar minhas leituras e depois escutar. Durante uma sessão de estudo eu deixo meu celular gravando enquanto leio um conteúdo ou explico para mim mesmo algo que entendi (parece coisa de doido, mas funciona que é uma beleza :) ). Quando vou fazer uma caminhada eu coloco esse audios para ouvir. Isso me ajuda muito.

#7 Vá além do material básico de estudos.

alem-do-material-de-estudoMuitos concurseiros gostam de estudar com apostilas de concursos. Existem ótimas apostilas no mercado, mas as apostilas muitas vezes tratam os assuntos de maneira rasa. O ideal é que você vá além da simples leitura das apostilas.
Procure mais informações sobre o conteúdo que você está estudando. Quando você pesquisa, você coloca em ação seu aprendizado, e aprende com mais velocidade. Lembre-se de colocar em prática tudo o que aprende.
Jamais deixe passar algo que você não aprendeu de fato. Se você não compreende uma palavra, procure seu significado. Se você não está entendendo o assunto, procure mais informações a respeito.
COLOQUE EM PRÁTICA
Selecione assuntos mais importantes ou que você sente mais dificuldade de aprendizado. Separe um tempo para fazer uma pesquisa em sites, vídeos e livros. Procure todas as formas de informação, isso vai te ajudar solucionar suas dúvidas e se aprofundar no conteúdo.

#8 Peça ajuda quando precisar e escute os feedbacks.

Não é errado pedir ajuda quando precisa. Por isso não tenha medo de procurar amigos ou professores para ajudar você no que está tendo dúvida. Um dos maiores erros dos estudantes é ir embora das aulas com dúvidas. Se o seu professor não é tão acessível converse com algum colega que tenha entendido, o mais importante é que você compreenda tudo.
Outro grande erro é não saber escutar feedbacks. Muitos estudantes insistem em um erro, simplesmente porque não aprenderam a escutar.
COLOQUE EM PRÁTICA
Eu confesso que sempre fui um aluno tímido, cheguei muitas vezes a ir embora da aula sem entender nada. Isso mudou quando eu determinei um desafio a mim mesmo. Todas as aulas eu faria pelo menos uma pergunta.
Então todas as aulas que frequentava, mesmo quando eu estava entendendo muito bem, fazia perguntas. Eu lia o texto previamente e separava 3 perguntas sobre o texto para perguntar durante a aula.
Com isso desenvolvi o habito de ler previamente sobre o assunto e aumentei ainda mais o meu aprendizado, desafio você a fazer o mesmo!

Finalizando nosso tema de hoje.

Espero que você tenha compreendido claramente a diferença entre aprendizado ativo e aprendizado passivo. Tenha entendido que estudar com envolvimento faz com que você aprenda mais. Procure maneiras de usar as 8 dicas que passei aqui durante seus estudos.
Para facilitar, clique aqui para fazer download do infográfico de aprendizado ativo VS aprendizado passivo. Imprima-o e cole no seu mural, assim você sempre se lembrará de usar as dicas durante seus estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates