-->

domingo, 8 de fevereiro de 2015

APRENDIZADO ATIVO E APRENDIZADO PASSIVO, VOCÊ ESTUDA CERTO?

Estamos iniciando mais um ano letivo, segue algumas dicas....


APRENDIZADO ATIVO E APRENDIZADO PASSIVO, VOCÊ ESTUDA CERTO?

Você é daqueles que fica lendo um livro e quando alguém pergunta o que você está fazendo você responde “estou estudando ué!” Pois é meu amigo ou amiga, pode ser que sua maneira de estudar não seja tão boa quanto você pensa.

Neste texto eu vou explicar para você a diferença entre o aprendizado ativo e o aprendizado passivo e como eles influenciam na qualidade dos seus estudos. Também vou dar 8 dicas para ser um estudante ativo. Leia até o final para descobrir como aprender com qualidade.

Mas afinal, o que é Aprendizado Ativo e Aprendizado Passivo?

Antes de tudo é importante você saber qual a diferença entre os dois tipos de aprendizado.

Aprendizado Passivo

Aprendizado Passivo é quando você não se envolve com os estudos. Se você apenas lê um livro de direito constitucional sem grifar, anotar ou tentar se envolver com a leitura, você apenas leu, não aprendeu 100%. Ok, imagino que você esteja com essa pergunta em mente, “mas Leandro, a leitura não é uma forma de aprendizado?” Lógico que sim, mas você aprende bem pouco se comparado a um aprendizado ativo.

Aprendizado Ativo

Aprendizado ativo é quando você se envolve com seus estudos. Se você lê um livro, grifando, escrevendo, recitando parte do texto, significa que você está assimilando melhor as informações, você está aprendendo com eficácia.

Por que o aprendizado Ativo é mais importante?

O cérebro humano, sobretudo a memória trabalha com links ou ligações. Ou seja, para uma informação ficar na memória é preciso que haja uma ligação com algo relevante em sua vida. Vou te dar um exemplo, você continua lendo aquele livro de direito constitucional sem se envolver, apenas lendo, sem grifar, anotar, etc. Provavelmente você lembrará somente dos últimos parágrafos de sua leitura.
Continuando com o exemplo, agora digamos que você faça a mesma leitura anterior, só que agora grifando, anotando, recitando passagens do livro. Significa que você envolveu todos os seus sentidos com a leitura. Quando você usa vários sentidos em seus estudos, você trabalha diferentes áreas do seu cérebro, com isso sua memória armazena a informação com mais facilidade. Você aprende melhor e memoriza mais.
Entendeu por que é importante o aprendizado ativo? Então agora vou te apresentar 8 dicas de como estudar ativamente. Como explorar seu conteúdo de maneira que você se torne o protagonista da sua aprendizagem, aprendendo com eficácia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates