-->

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Saae alerta para situação do Rio Paraíba do Sul

Saae alerta para situação do Rio Paraíba do Sul




Publicado em 06/02/2015, às 22h20

Última atualização em 06/02/2015, às 22h20

Volta Redonda

Em reunião aberta à imprensa realizada hoje, no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), o diretor do Saae de Volta Redonda, Paulo César de Souza, o PC, alertou sobre a atual situação do sistema de abastecimento de água na cidade. PC destacou que o nível do Rio Paraíba do Sul está próximo ao volume morto e se o panorama piorar isso pode afetar o fornecimento de água em todo o município.
- A situação é muito preocupante. Estamos mantendo esse ponto de equilíbrio, mas estamos muito próximos do nível morto, se abaixar cerca de 30 a 40 centímetros, a água não consegue ser levada para a captação das bombas - disse PC, classificando a situação como estável e crítica.
PC explicou que o nível morto fica a menos 0,25 centímetros. Segundo ele, em abril de 2013, a reserva do rio estava em 68%. No mesmo período do ano passado, o nível era de 42%, e agora, em janeiro de 2015, o nível estava a 0,90% acima do volume morto.
- Estamos em torno de zero. Esse é o cenário para a captação de água - alertou, lembrando que se não houver uma melhoria neste panorama, a estimativa é que até outubro a situação se torne extremamente crítica.
- Todos os especialistas e aqueles que trabalham com água, estão sentindo isso. A Bacia do Paraíba é um dado ruim, porque fomos nós mesmos que ao longo de todos os anos viemos fazendo uma preservação ruim - falou.
O diretor do Saae disse que para evitar maiores transtornos, a população deve fazer o uso da água de forma consciente, evitando ao máximo o desperdício. Para auxiliar nessa luta, a prefeitura e a autarquia estudam o lançamento de uma campanha. Com o nome "O desperdício pode ser a gota d'água", o projeto pretende orientar a população.
- O Paraíba está numa situação delicada e as pessoas estão muito preocupadas com a falta d'água, estão fazendo reservatórios. Nós estamos aqui para unir forças e evitar o desperdício - disse o prefeito Neto.
PC disse ainda que segundo a fonte da Revista Veja, essa é a pior seca desde 1995. E segundo dados da Nasa - agência espacial americana -, nove dos dez anos mais quentes registrados ocorreram de 2000 até agora. Sendo que 2014 foi o recordista.
- Ano passado foi o ano mais crítico a nível de elevação de temperatura. Os climatologistas afirmam que eventos extremos serão cada vez mais frequentes - finalizou.



Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/4,100052,Saae-alerta-para-situacao-do-Rio-Paraiba-do-Sul.html#ixzz3R1BxjFyF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog Educacional! Mantenha uma linguagem adequada para este espaço!

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates